ENCANTADA COM A MEDICINA CHINESA – ACUPUNTURA
- Luzia Lobo Moreira
- 12 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Quando ouvia falar em Acupuntura chegava a sentir a picada das agulhas, uiii! Imagino que isso ocorra também com muitos de vocês. Entretanto, atualmente, ao lembrar dessa técnica, a imagem que me vem é do grande relaxamento e alívio que senti, após 2 sessões de tratamento com Acupuntura, por me livrar das dores de uma Lesão por Esforço repetitivo – LER na minha mão direita que já duravam mais de um mês. Gostei tanto das ditas agulhas que passei mais um ano fazendo sessões semanais para reequilibrar corpo e mente, melhorando muito de dores na cabeça e coluna, cansaço e sono agitado, dentre outros problemas. Isso ocorreu em 2007.
Nos anos seguintes, ainda que irregularmente, sempre recorro ao meu Acupunturista, aquele mesmo que tratou minha LER, para complementar tratamentos de saúde ou mesmo como primeira opção de tratamento. Ele adiciona outras técnicas da Medicina Chinesa, como Ventosas, Moxa e massagens de forma que sempre saio do atendimento muito bem. Prefiro pagar meu acupunturista a comprar medicamentos que certamente danificam meus órgãos, só os utilizo como última opção.
Neste tempo, ele sempre me incentivava a estudar Medicina Chinesa que para mim era algo que, embora eu sentisse os benefícios, eu não entendia nada. Em 2013 iniciei o curso de formação em Acupuntura e outras técnicas da Medicina Chinesa no Instituto Acus Natus em Fortaleza-CE. Formada em Odontologia e exercendo a profissão há 25 anos, pensei num plano B após aposentadoria.
Quanto mais entro em contato com este campo do saber, mais impressionada fico. Uma visão do homem integrado ao Universo, onde a manutenção do equilíbrio das energias que circulam no corpo é o maior objetivo a perseguir. A doença é entendida como o resultado do desequilíbrio dessas energias. Ainda me assombro, por exemplo, com o fato de uma agulha inserida no pé aplacar um dor no estômago. Na verdade, ando encantada com o potencial do bem que a Medicina Chinesa pode fazer e do quanto pode contribuir com as diversas especialidades da Medicina Ocidental.
Acompanhe neste Blog nossas publicações semanais sobre essa prática milenar. Acupuntura, Auriculoterapia, Moxa, Ventosas, Dieta e Fitoterapia chinesa, as indicações, os estudos científicos e citações dos clássicos da literatura chinesa sobre o assunto. Acompanhe-nos nesta viagem à Medicina do passado, do presente e do futuro. Envie-nos suas sugestões, experiências e comentários.